Resumo Drops SEO: 12/11-18/11

Escrito por Otto Varga
categorias:
20 de novembro de 2023 • 5 minutos de leitura

Essas foram as principais notícias da última semana no Drops SEO.

O filtro de proximidade na navegação realmente está tornando os SERPs do Google mais locais?

O Google tem experimentado conectar funções de compras aos resultados locais para aumentar a transacionalidade. No entanto, um experimento mostrou que apenas 20% dos resultados orgânicos filtrados por “próximo” são verdadeiramente hiperlocais, enquanto 35% exigiriam sair dos limites da cidade. Além disso, apenas 4 dos 20 negócios listados nos resultados orgânicos tinham uma localização dentro da cidade da pesquisa. Isso revela que o filtro “próximo” não está realmente localizando os resultados orgânicos de forma significativa. Além disso, os resultados orgânicos não refletem a disponibilidade local real de produtos, favorecendo principalmente grandes marcas remotas.
Via @Moz

Google Personalizará os Resultados de Pesquisa de Acordo com Suas Pesquisas Anteriores

O Google anunciou que irá facilitar a busca por sites favoritos, mostrando com mais frequência os sites visitados com mais frequência nos resultados de pesquisa. Além disso, os resultados da pesquisa serão mais personalizados, destacando perfis de criadores e conteúdo de plataformas de mídia social. Essas mudanças não afetarão a classificação dos sites, mas fornecerão mais informações de fundo sobre os criadores. Os usuários poderão desativar a personalização dos resultados se desejarem. No entanto, o Google tem sido criticado por adicionar recursos desnecessários.
Via @SeRoundTable

Relatório do Google Webmaster de novembro de 2023

O Google lançou seu grande relatório para webmasters de novembro de 2023, que incluiu três atualizações confirmadas, problemas de tráfego no Discover devido a um bug na atualização principal, e a promessa de uma nova atualização de avaliações. Além disso, houve várias atualizações não confirmadas do algoritmo do Google e desenvolvimentos no campo da IA, como testes de uma versão lite do SGE e o lançamento de uma nova diretiva estendida do Google. Houve também mudanças no Google Maps, no Search Console e no SEO do Google. A receita com anúncios do Google aumentou significativamente no último trimestre.
Via @SeRoundTable

O Google altera as classificações de pesquisa para priorizar o conhecimento de primeira mão

O Google anunciou atualizações no Search para fornecer resultados de pesquisa mais personalizados e relevantes. As mudanças incluem a classificação de perspectivas em primeira pessoa com mais destaque, permitindo que os usuários sigam tópicos específicos para obter recomendações personalizadas e facilitando a redescoberta de sites frequentemente visitados. Essas atualizações têm o objetivo de melhorar a experiência do usuário e fornecer informações mais úteis e pertinentes. Embora as mudanças possam ter um impacto nas estratégias de otimização de SEO, ainda não está claro o quanto elas afetarão as classificações de pesquisa.
Via @SearchEngineJournal

O Google não detalhará como utiliza os sinais de interação do usuário na pesquisa.

Durante sua palestra no brightonSEO, Danny Sullivan, do Google Search, afirmou que o Google utiliza sinais de interação do usuário para melhorar os resultados de busca, mas não entrou em detalhes sobre como essas interações são utilizadas. Em resposta a um pedido de esclarecimento, Sullivan mencionou que essas informações estão disponíveis no site “Como o Search Funciona” e em um artigo de 2019. Ele ressaltou a importância de não se perder nos detalhes e de focar nos objetivos gerais. A utilização desses sinais ainda é incerta e está sendo discutida em um fórum online.
Via @SeRoundTable

Não, o ChatGPT não está roubando a participação de mercado de busca do Google.

De acordo com um relatório do Bank of America, a participação de mercado de pesquisa do Google está ligeiramente menor, atribuindo isso ao ChatGPT. No entanto, o StatCounter, que rastreia a participação de mercado de pesquisa, não inclui o ChatGPT, pois não é um mecanismo de pesquisa. Além disso, o relatório afirma que a participação de mercado do Google tem sido relativamente estável nos últimos anos. Enquanto isso, o Bing continua a perder participação de mercado para o Google. A IA generativa está remodelando a pesquisa, mas o Google ainda é dominante.
Via @SearchEngineLand

Não deixe de se inscrever no Drops SEO para receber diariamente as principais notícias do mundo do SEO.