O que esperar do SEO em 2021?

Escrito por Otto Varga
categorias: SEO
5 de setembro de 2022 • 10 minutos de leitura

Na última semana de 2020 um novo cliente de SEO me perguntou durante a reunião de fechamento dos detalhes de contrato: “e o que você espera para o SEO em 2021?”.

A resposta rendeu mais alguns minutos de conversa a respeito do planejamento para ano seguinte, mas desde então vi que esse “o que esperar do SEO em 2021?” pode ser uma incógnita para diversos profissionais de marketing e SEO e isso me trouxe ao primeiro artigo do meu novo blog.

Aliás, gostaram do novo blog?

ÍNDICE
1 – Os mecanismos de busca vão mudar
2 – Mobile first em todos os sites no Google – Março/21
3 – Experiência de página como fator de ranqueamento – Maio/21
4 – Fim do AMP – Maio/21
5 – Outras tendências de SEO em 2021
5.1 – Os usuários cada vez mais fazem pesquisas por voz
5.2 – Snippets de recursos e microdados
5.3 – UX SEO
5.4 – Concorrência com outras plataformas
6 – Conclusão

Os mecanismos de busca vão mudar

Sabemos que o SEO, especialmente aqui no Brasil, é dependente basicamente do Google.

É o Google quem costuma ditar as regras do tráfego orgânico em praticamente todo lugar. Isso significa que qualquer mudança que o Google realizar pode impactar totalmente o modelo de negócio de diversas empresas, algumas positivamente, outras de forma tão negativa que pode inviabilizar um negócio.

Mas que mudanças são esperadas no SEO para 2021?

Mobile first em todos os sites no Google – Março/21

Esse não é um assunto novo. Aliás ele já está nas previsões para o ano seguinte dos profissionais de SEO há vários anos, então com toda certeza você já leu algo sobre isso por aí.

Mas parece que toda essa saga está chegando em um ponto de estabilidade.

Não há como mudar isso: cada vez mais as pessoas farão buscas em seus smartphones e isso fez com que o Google precisasse parar de priorizar a indexação pelo PC, que geralmente é mais elaborada e possui mais conteúdo que outros dispositivos, e passasse a priorizar a indexação do conteúdo no celular.

Mas para quem ainda está boiando, a indexação que prioriza o celular se refere à prática de indexar a versão móvel do site primeiro nos bancos de dados do Google, em vez da versão desktop.

Parece simples, mas isso é extremamente complexo e por isso o Google levou vários anos até implementar totalmente essa mudança.

Em março de 2021 teremos a última atualização para essa mudança, tornando a indexação mobile como primeira opção padrão para todos os sites.

É possível que haja alguma instabilidade após essa atualização, mas acredito que boa parte dos profissionais de SEO já deve estar preparado para ela há certo tempo.

Lá na onSERP Marketing já iniciamos o desenvolvimento de sites pela versão mobile há mais de um ano, pelo menos.

Experiência de página como fator de ranqueamento – Maio/21

Se nada novo acontecer, o Google deve realizar em maio de 2021 uma grande atualização que o Google chama de “page experience signals”, ou algo como “sinais de experiência da página” como um importante fator de ranqueamento. 

A experiência da página se refere a maneira como os visitantes tendem a se sentir ao interagir com sua página. São diversos atributos que já era utilizados, como facilidade em dispositivos mobile, HTTPS e outros, que agora foram introduzidos dentro dessa nova estrutura de experiência de página.

Mas ainda mais importante está a utilização do Core Web Vitals como parte da experiência de página, uma iniciativa do Google para fornecer orientação unificada para os principais sinais de qualidade essenciais para proporcionar uma ótima experiência de usuário na web.

São métricas que tem o usuário como centro, tentando determinar a qualidade da experiência do usuário. Elas medem a velocidade de carregamento(Largest Contentful Paint), interatividade(First Input Delay) e estabilidade visual(Cumulative Layout Shift).

Embora haja certa obviedade nos nomes de cada métrica, certamente vou falar mais sobre elas em uma postagem futura.

E o que o Google espera conseguir com isso? Simples. Entregar ao usuário o melhor conteúdo com a melhor experiência possível.

Pense comigo: um site com altas pontuações terá um carregamento mais rápido, será mais interativo, estável, seguro e funcionará da melhor forma em qualquer dispositivo, não é?

Esse é um enorme passo para uma significativa mudança de qualidade de conteúdo para experiência geral do usuário.

Fim do AMP – Maio/21

Você não leu errado. Por anos o Google fez de tudo para que a maior quantidade possível de sites adotasse o AMP mas a partir de maio de 2021 o page experience signals servirá como alternativa para a qualificação de sites no recurso de notícias para dispositivos mobile.

Isso abrirá um mundo de possibilidades e deve alterar significativamente a classificação de diversos sites que hoje dominam esse tipo de conteúdo.

Sem dúvida maio vai ser um mês muito tenso para os profissionais de SEO.

De toda forma vai ser muito difícil prever os resultados imediatos dessas mudanças, mas ainda há tempo para tentar se preparar da melhor forma possível para os impactos que certamente virão.

Mas se você ainda está confuso com isso, o próprio Google lançou uma série de diretrizes para a preparação para o mobile first.

Outras tendências de SEO em 2021

Além de atualizações específicas de algoritmos, diversos blogs de ferramentas e mídias especializadas em SEO têm tentando prever como será o 2021 para os profissionais de SEO.

Algumas movimentações já podem ser vista e depois de muita análise de cada fonte podemos tirar algumas conclusões sobre os caminhos desse mercado em 2021.

Vale lembrar que a maioria dos fatores analisados não é novidade, apenas estão cada vez mais consolidados nesse meio.

Os usuários cada vez mais fazem pesquisas por voz

Quando foi a última vez que você fez uma pesquisa por voz? Provavelmente não foi há muito tempo.

Desde a popularização de dispositivos integrados a Alexa, a Siri ao Google Assistant, entre tantos outros, os assistentes de voz vem se tornando extremamente populares.

Qualquer smartphone hoje me dia tem um assistente de voz e além disso um Echo Dot com Alexa novinho já pode ser adquirido por menos de R$ 300,00!

Se analisarmos o que especialistas em dados preveem, nos próximos 2 anos a pesquisa de voz poderá movimentar aproximadamente 40 bilhões de dólares em vendas.

E cabe a nós, profissionais de SEO, aproveitarmos essa tendência em expansão.

Lembre-se que a pesquisa por voz possui abordagens diferentes da pesquisa por texto. Acho que vale a pena tratar esse tema mais a fundo no futuro, o que acha? poste nos comentários.

Snippets de recursos e microdados

Sabemos que o Google quer que o usuário fique o máximo possível na SERP e por isso cada vez mais ele incentiva o uso de snippdets.

De receitas até notícias esses snippets têm como objetivo tornar a pesquisa dos usuários mais rápida e manter o tráfego no site do Google. 

Para os profissionais de SEO isso pode gerar uma grande oportunidade, pois ao implementá-lo você tem a chance de ser destacado o que pode adicionar um tráfego valioso ao seu site.

Mas fique atento, ter destaque nem sempre significa que você verá um crescimento significativo no tráfego. Uma pesquisa do Ahrefs indica mais precisamente o quanto isso pode ser importnate.

Em média, obter destaque significa que você obterá cerca de 8,6% de CTR, enquanto o primeiro resultado tem cerca de 19,6% dos cliques. 

Com isso podemos concluir o quanto um snippet tem potencial de roubar cliques na SERP.

Para comparação uma primeira posição numa SERP sem snippets teria cerca de 26% de CTR.

Você deve ficar sempre atento aos resultados da SERP para identificar as melhores oportunidades de maximizar o tráfego.

UX SEO

Uma das minhas partes favoritas de SEO: User Experience.

Tão importante e tão menosprezada por boa parte dos SEOs veteranos, a experiência de usuário e o SEO já andam de mãos dadas há tempos.

Convenhamos, o SEO já é mais interdisciplinar que muitas outras estratégias digitais e uma tendência que está ganhando cada vez mais força é a estrutura UX SEO.

UX SEO refere-se à prática de otimizar a experiência do usuário de um site para obter melhores taxas de conversão e engajamento. Não é apenas importante que seu site receba visitantes, mas também é igualmente importante garantir que esses visitantes se envolvam com seu site e realizem conversões.

As histórias de sucesso do redesign de UX são quase infinitas.

Por exemplo, a ESPN descobriu que apenas a alteração no design da homepage aumentou suas receitas em 35%.

Por qual motivo a UX de SEO ainda não faz parte da sua estratégia?

Concorrência com outras plataformas

Se tem uma coisa que eu tenho certeza é que o Youtube é uma mina de ouro para muita gente.

A cada ano o número de pessoas que passa direto pelo Google e vai pesquisar no Youtube aumenta significativamente.

Agora como isso impacta o SEO depende mais de como você vê esse mercado.

Se você está disposto a aprender melhores práticas de otimização orgânica em outras plataformas é uma grande oportunidade de faturar ainda mais, mas se esse não é o seu forte precisa passar a considerar o que outras mídias estão dizendo sobre as buscas dos seus usuários.

Para vencer essa guerra me 2021 diversificar os tipos de conteúdos pode ser uma arma poderosa.

Conteúdo em vídeo, infográficos, páginas bem elaboradas, enfim, diversificar a estratégia deve ser levado em consideração quando se compete não apenas por uma posição na SERP mas entre plataformas.

Como dica extra aqui posso dizer que criar vídeos e disponibilizar no Youtube, incorporando no seu site pode ser a tacada certa nesse caso.

Não esqueça que o Google já exibe trechos de vídeo específicos em SERPs, e que nesse caso que você só pode classificar por meio de conteúdo de vídeo, e esses trechos de vídeo são realmente proeminentes em consultas de pesquisa que começam com “como fazer”, pedindo tutoriais e outras formas de ensino conteúdo.

Pense sobre isso no seu planejamento de 2021.

Conclusão

O Google faz cerca de 10 pequenas atualizações diárias em seu algoritmo. A maioria dessas mudanças é imperceptível.

Mas nem sempre é assim. Algumas mudanças já alteraram completamente o modelo de negócio de vários sites.

Estar sempre atento e atualizado faz parte essencial de qualquer profissional de SEO.

Sei que muita coisa interessante pode ter ficado de fora desse artigo, mas tentei ser objetivo e trabalhar com referências confiáveis, afinal nada pior que uma previsão errada, né?