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Qual é a melhor rede social para sua empresa?

Seja no mundo online ou off-line, todo empresário sabe que sua empresa precisa ser encontrada por seus clientes se quiser fechar bons negócios. Quando pensamos em internet, logo lembramos das Redes Sociais e dos impactos que elas podem ter no marketing de um negócio. Se você é empresário, provavelmente já se perguntou sobre qual é a rede social que vai gerar melhores resultados para sua empresa, não é? Muitos empresários tem me feito essa pergunta, por isso, elaborei esse artigo para que não reste mais dúvidas sobre quais redes sociais se adequam ao perfil de cada empresa.

Facebook

Melhor Rede Social: Facebook

Desde 2008 o Facebook é a rede social mais popular no mundo e o Brasil segue essa tendência. Com mais de 100 Milhões de usuários no país, o Facebook costuma ser a porta de entrada da maioria das empresas nas redes sociais. De maneira geral, o Facebook é sim a melhor plataforma para se começar a trabalhar o Social Marketing sua empresa. Pelo seu alcance amplo e a possibilidade de fácil interação com seus seguidores, o Facebook criou uma experiência única e inovadora, ligando pessoas à empresas, o que atraiu investimentos pesados de marketing na plataforma por empresas dos mais diversos segmentos.

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Quem deve usar: O Facebook é indicado para quase todos os tipos de negócio, devido a grande quantidade de usuários ativos e o tempo médio gasto por dia na Rede Social. Apenas empresas B2B muito segmentadas não costumam ter um bom retorno. Não importa se seu negócio é físico ou virtual, sua empresa não deve ficar de fora do Facebook.

Como deve usar: O Facebook possibilita vários tipos de interação com seus seguidores e você deverá explorar isso. É necessário publicar conteúdos constantemente, mas atentando a qualidade para manter o seguidor interessado em sua página. Deve-se variar entre: imagens, vídeos, textos e conteúdo de seu blog ou de outras fontes. Na maioria dos segmentos você poderá utilizar uma linguagem mais informal, observando os limites para proporcionar uma boa interação. Procure postar no horário de maior atividade do seu público e utilize as ferramentas de agendamento que o Facebook disponibiliza. Lembre-se: Evite conflitos, termos pejorativos, postagens repetitivas ou de cunho apenas promocional.

Instagram

Melhor Rede Social: Instagram

O Instagram é outra rede social bastante popular no Brasil. A empresa pertence ao Facebook e isso permite diversas integrações entre as duas plataformas. É possível realizar postagens no Instagram e compartilhar no Facebook, por exemplo. Além disso, sua conta para links patrocinados é acessada através do seu Facebook. No Instagram sua empresa irá publicar imagens ou pequenos vídeos. Também é possível utilizar o recurso stories para vídeos ou fotos que ficam disponíveis por 24 horas, semelhante ao Snapchat, como veremos mais à frente.

Quem deve usar: O Instagram é usado principalmente por empresas que trabalham produtos ou serviços com forte apelo visual, alguns exemplos são: empresas de varejo, produtos com alto valor agregado, serviços de beleza, agências de turismo, restaurantes, profissionais liberais e autônomos e etc. Além disso, diversas outras estratégias podem ser trabalhadas além prospecção de um produto ou serviço. Posso usar o meu caso como exemplo, onde utilizo meu Instagram para trazer dicas e mensagens motivadoras para meus seguidores, clique aqui para conferir!

Como deve usar: O Instagram possibilita a utilização de Imagens e Vídeos em suas publicações e você deve abusar disso. Deve-se postar diariamente, de preferência duas ou três postagens diárias, no mínimo. No Instagram você pode estar realizando postagens de seu produto ou serviço, eventualmente, sem que isso canse o seguidor. A rede social também é ótima para aproximar seus clientes de sua empresa, possibilitando que você compartilhe o cotidiano facilmente. Observe sempre a linguagem utilizada e trabalhe o uso das hashtags para melhores resultados.

Google +

Melhor Rede Social: Google plus

Apesar de não ter a popularidade do seu antecessor, o Orkut, aqui pelo Brasil, o Google + não pode ser ignorado pelas empresas. A Rede Social da Google permite integração simplificada com praticamente todos os produtos da empresa, estando presente no cotidiano de muita gente, mesmo que não seja tão facilmente percebida. Apesar de ainda engatinhar no Brasil, o Google + é bastante presente nos EUA.

Quem deve usar: O Google + ainda esta longe de alcançar o Facebook por aqui, mas isso não faz com que ele deixe de ser uma ótima rede social. Se sua empresa trabalha estratégias de Marketing de Conteúdo, utilizar o Google + pode ser uma boa oportunidade. Se seu produto ou serviço é internacional, principalmente na área de engenharia, também é uma ótima opção, visto que a rede social é muito usada por esse segmento nos EUA.

Como deve usar: O Google + oferece diversas facilidades por integrar com praticamente todos os serviços da Google. Com a integração ao Google Maps, por exemplo, você poderá marcar locais onde os visitantes podem incluir diversos tipos de avaliações. Trabalhar Marketing de Conteúdo tem funcionado bem na Rede Social, talvez pelo tipo de público que de escolheu a plataforma como sua favorita. Porém, com o crescimento do Google + por terras tupiniquins é possível que essa estratégia acabe sendo alterada.

Dica: Você pode replicar a estratégia de Facebook da sua empresa no Google + e realizar ajustes, conforme for necessário.

Twitter

Melhor Rede Social: Twitter

A descrição do Twitter é talvez a mais simples de todas: um microblog, onde você pode publicar conteúdos de 140 caracteres para seus seguidores, além de recursos como vídeos, imagens e localização de seus Tweets.

Quem deve usar: Empresas que precisam de um canal constante de comunicação com seus usuários são as melhores candidatas para o Twitter. É muito indicada para quem quer divulgar promoções específicas ou obter feedback rápido de seus seguidores e empresas que querem ter um contato mais pessoal com seu público.

Como deve usar: O público do Twitter tem algumas particularidades como uma grande interação com as marcas que segue e sede constante por conteúdos novos. Por se tratar de um canal de comunicação interativo e com uma pegada mais social, possibilita grande repercussão de postagens, principalmente as que trabalham bem o uso de hashtag. O Twitter é essencial para empresas com um posicionamento moderno e comunicação pessoal com seus seguidores.

Dica: Fique atento as menções, quando um usuário marca seu perfil em uma publicação, pois respondê-las é de grande importância para manter uma relação de proximidade com seus seguidores. Mais uma dica, não economize nas postagens. Se o que pretende postar é relevante para seus seguidores, poste!

Youtube

Melhor Rede Social: Youtube

Se engana quem pensa que o Youtube é apenas um site para publicação de vídeos. De alguns anos para cá a plataforma da Google cresceu significativamente, se tornando a segunda maior Rede Social do Brasil. Muitas empresas já perceberam isso e tem apostado forte no marketing através da plataforma. Nela é possível desde a divulgação de produtos, criação de conteúdo, interação com o público, até mesmo fazer da plataforma um negócio, recebendo pelo conteúdo criado.

Quem deve usar: Praticamente toda empresa pode utilizar o Youtube. Mas não basta apenas fazer um vídeo sobre determinado assunto e esperar. É preciso divulgar o conteúdo elaborado através de outras Redes Sociais, dentre outras estratégias de Marketing Digital, pois a plataforma já está inundada de conteúdos diversos. Por esse motivo, eu não recomendaria o Youtube como rede social de entrada para a grande maioria das empresas. Mas, se você produz conteúdo de qualidade e tem um produto diferenciado que precise demonstrar, ou se quer ter um contato diferenciado com seu público, o Youtube é onde sua empresa precisa estar.

Como deve usar: Utilizar o Youtube “de qualquer jeito” é uma prática muito comum ainda hoje. Com o passar dos anos, o conteúdo disponível na plataforma se tornou gigantesco, não deixando muito espaço para amadorismo. Sua empresa deve utilizar a plataforma para divulgação e explicação de seus produtos ou serviços, para distribuir conteúdo e para chamadas publicitárias. Mas tudo deve ser feito com qualidade e profissionalismo, o que exige uma energia maior do que em outras redes sociais, ou seu resultado pode ser inferior ao desejado. Não esqueça também de interagir nos comentários com seus seguidores, pois esse tipo de ação costuma ser especialmente bem vista pelos usuários do Youtube.

Linkedin

Melhor Rede Social: Linkedin

Ao contrário do Facebook, Instagram, Google + e Twitter, essa rede social tem o foco voltado para o mundo corporativo. Explicando de maneira mais simples, o Linkedin é o canal ideal para empresas e profissionais mostrarem seus históricos, habilidades, currículos, valores e objetivos. Atualmente, mais de 25 milhões de brasileiros tem perfil no Linkedin e esse número segue crescendo anualmente.

Quem deve usar: Se tratando de um Rede Social institucional, o Linkedin é mais recomendado para empresas que procuram investidores ou oferecem serviços para outras empresas. Empresas com características diferentes das citadas costumam se beneficiar do Linkedin para comunicação institucional, oferta de vagas e divulgação de resultados.

Como deve usar: A rede social é ótima para divulgação da própria empresa, com ênfase em conteúdo corporativo. Divulgação de ações internas, resultados obtidos, vagas de emprego e portfólio são os usos mais comuns no Linkedin.

Snapchat

Melhor Rede Social: Snapchat

Apesar de não ter um público tão alto quanto as demais redes sociais, o Snapchat se tornou a plataforma favorita de bastante gente. Popular principalmente entre o público mais jovem, a rede social permite uma interação muito rápida através de vídeos e imagens de curta duração. Para quem não está acostumado com sua mecânica, funciona assim: Todo conteúdo compartilhado tem um tempo de duração determinado por quem enviou. Esse tempo pode ser de no máximo 10 segundos. Depois disso o conteúdo é apagado. Pode parecer ineficiente para a maioria das empresas, mas não é bem assim.

Quem deve usar: O Snapchat é muito utilizado por figuras públicas que desejam compartilhar o que fazem em seu dia-a-dia com seus fãs.

Como devem usar: Como o conteúdo do Snapchat tem um prazo de validade muito curto, a produção de conteúdo constante é fundamental. Suas publicações devem ocorrer diversas vezes ao dia. Ser carismático e estar disposto a dividir sua rotina é importante se quer promover sua marca ou seu nome através da plataforma.

Pinterest

Melhor Rede Social: Pinterest

De todas as redes sociais que trabalho ou trabalhei o Pinterest foi a última que conheci e hoje é uma das minhas favoritas como usuário. O Pinterest é uma rede social com foco no compartilhamento de imagens dos mais diversos tipos, onde o usuário pode favoritar o conteúdo que gostar e criar pastas compartilháveis com outros usuários.

Quem deve usar: O Pinterest é mais uma Rede Social que utiliza a parte visual para seu conteúdo, sendo assim, empresas das áreas de tecnologia, comida, viagens, moda, artesanato, decoração, bem-estar e automobilismo, dentre outras, são as que mais se beneficiam de seu uso.

Como deve usar: Basicamente, o Pinterest é excelente para divulgação de produtos e serviços, assim como informar e esclarecer certos assuntos de forma criativa. Você pode usar infográficos para explicar algo relacionado a sua empresa, por exemplo. Trazer sempre conteúdo novo e de bastante qualidade visual é crucial para ter sucesso no Pinterest.

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Qual é a melhor Rede Social para sua empresa?

Redes Sociais são fundamentais na sua estratégia de Marketing Digital. Escolher qual é a melhor Rede Social para sua empresa pode ser uma tarefa bastante trabalhosa e é importante que seja feita com qualidade e atenção, pois não basta estar no lugar certo se seu conteúdo não é atrativo o suficiente.

Já utiliza redes sociais no seu negócio? Compartilhe conosco nos comentários quais Redes Sociais estão trazendo mais resultados para sua empresa!

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