Qual é a melhor rede social para sua empresa?
19/12/2016
O que é SEO?
11/01/2017

Por que meu site não aparece no Google?

Você investiu um alto valor no desenvolvimento de um site, dedicou tempo para elaborar o conteúdo, registrou um ótimo domínio e está utilizando os melhores servidores, mas quando procura por seu site no Google, não consegue encontrar de jeito nenhum. Agora você apenas se pergunta: “por que meu site não aparece no Google?”. Frustrante, não é?

Diversos motivos podem estar fazendo seu site não aparecer no Google. Alguns deles são bem simples de se resolver, outros são bastante complexos e provavelmente demandarão um especialista para a solução. Neste artigo mostrarei os fatores mais comuns de seu site não está aparecendo no Google e de como resolver cada problema.

Site muito novo

Um dos motivos mais comuns de seu site não aparecer no Google é por que o próprio Google simplesmente não teve tempo de encontra-lo e indexa-lo e isso é bastante comum. Às vezes, pode demorar uma semana ou mais para o motor de busca do Google atualizar os resultados para certa pesquisa. O principal motivo dessa demora é seu site, por ser muito novo, não possuir  os chamados inbound links, que seriam links externos para sua página, ou seja, vindos de outros sites, dificultando assim a leitura dos robôs do Google.

Solução: Para agilizar o processo de indexação, a primeira ação que você deverá tomar é criar uma conta no Google Webmaster Tools. Em seguida apontar o caminho do seu sitemap.xml(é importante que seu desenvolvedor tenha criado este arquivo), para que o os mecanismos de busca possam indexar com maior facilidade suas páginas e seu site aparecer no Google de maneira mais rápida. No entanto, como são realizados muitos pedidos simultaneamente, nem sempre funcionará de imediato (especialmente se você tiver um site realmente muito novo ou muito grande), então talvez você tenha que aguardar mais algumas horas.

Caso tenha dificuldade em criar a conta no Google Webmaster Tools e realizar os processos de validação de seu site, que precisarão de acesso ao servidor, existem uma maneira mais simples: através da ferramenta de adição de URL. Onde você deverá inserir manualmente cada URL que deseja que o Google realize a varredura. Você pode acessar através deste link.

Qual é a melhor rede social para sua empresa? Descubra aqui!

Site não indexado propositalmente

Outro possível motivo por que seu site não aparece no Google é a não indexação proposital. É possível solicitar ao Google que o seu site não seja indexado pelos mecanismos de busca manualmente. Muitas vezes o desenvolvedor faz isso para realizar testes sem que o site seja acessado acidentalmente. O problema é quando ele esquece de retirar essa solicitação e o Google passa a ignorar seu site completamente.

Solução: Existem duas maneiras muito simples de solicitar ao Google que seu site não seja indexado. Através do arquivo robots.txt ou do Google Webmaster Tools. Nesse caso, recomendo que pergunte para seu desenvolvedor se ele realizou esse bloqueio, caso tenha feito, solicite que seja retirado e em algumas horas seu site deverá aparecer no Google.

Por que meu site não aparece no Google?

Site sem texto

Seu site pode estar lindo, cheio de fotografias e imagens espetaculares. Mas, infelizmente, o nosso querido GoogleBot(esse é o nome do robô do Google que vasculha os sites na internet), não consegue ver imagens, apenas texto. Isso significa que um site sem texto, ou com praticamente nenhum texto, é um site vazio para o Google e ele não irá indexar. Esse pode ser um dos motivos porque seu site não aparece no Google.

Solução: Tente acrescentar textos descritivos no seu Site. Um site contendo apenas imagens, mesmo utilizando as Tags corretamente (falaremos disso no próximo tópico), pode ser difícil ou até impossível de ser indexado. Um texto explicativo sobre seu negócio, além de Tags corretamente configurados, utilizando palavras-chave direcionadas para seu negócio, ajudará ao Google nessa tarefa de ler e indexar seu site. Mas lembre-se, mesmo depois da alteração ainda vai levar um tempo para seu site aparecer no Google.

Tags erradas

No tópico anterior eu falei sobre configurar Tags corretamente e agora vou explicar um pouco mais sobre elas e por que seu site pode não aparecer no Google quando estão mal configuradas. Existem dois tipos de Tags que tem alta relevância para o Google quando é realizada a leitura no seu Site. A Tag Title e a Tag Description. Conforme mostra o exemplo:

Tag Descripition Tittle

 

Durante uma busca, o Google leva em consideração o conteúdo dessas Tags quando decide se seu site deve ser mostrado nos resultados ou não. Muitas vezes os desenvolvedores de site não preenchem essas Tags, deixando em branco ou descrições padrões, que não tem nada a ver com seu negócio, explicando por que seu site não aparece no Google.

Solução: Se seu desenvolvedor cometeu esse erro é bastante provável que ele não entenda muito, ou nada, de SEO(search engine optimization). Isso pode servir de alerta para diversos erros mais graves que seu site está sujeito a ter. De qualquer forma, para resolver é bastante simples, basta solicitar o preenchimento correto das Tags no cabeçalho de cada página. Se o site foi desenvolvido em uma plataforma como o WordPress, basta instalar um plugin para realizar essa configuração.

Site não é otimizado para celulares

Esse problema é bastante complicado de resolver, mas fácil de identificar. Sabe-se que, atualmente, 63% das pesquisas no Google são realizadas a partir de dispositivos mobile. Por isso o Google alterou seu algoritmo de busca para penalizar sites que não se adequam a esses dispositivos, colocando-os no fim da fila de resultados ou até mesmo deixando de exibir nos resultados de busca.

Solução: Não é um trabalho simples tornar um site responsivo, ou seja, preparado para os dispositivos mobile, quando o mesmo não foi construído com essa intenção. Uma vez identificado o problema, e para isso basta analisar como o site se comporta em um desses dispositivos, ou acessar a ferramenta de análise do Google, o Google Test My Site, pode ser necessário realizar um novo projeto de desenvolvimento de Site. Nesse caso você deverá conversar com seu desenvolvedor sobre a melhor maneira de realizar a alteração. Mas deixo uma dica baseada nas experiências que tive com alguns clientes: se seu site é novo e não foi desenvolvido pensando em dispositivos mobile, troque de desenvolvedor. Hoje em dia esse erro é gravíssimo e pode comprometer todos os seus resultados na internet. Eu diria que é obrigação de qualquer desenvolvedor minimamente qualificado otimizar o projeto de um site para dispositivos mobile.

Por que meu site não aparece no Google?

Lista negra do Google

Aqui temos o problema mais grave dessa lista. O Google pode, temporariamente ou permanentemente, remover sites de seus resultados de pesquisa. Geralmente isso acontece por seu site não atender às diretrizes de qualidade do Google. Aí você me pergunta: “mas Otto, eu acabei de criar meu site, registrei o domínio a pouco tempo, por que meu site foi penalizado e não aparece no Google? ”. Muitas vezes você não é a primeira pessoa a utilizar um domínio, então o antigo proprietário pode ter sido penalizado ou até mesmo banido do Google, abandonando o domínio que depois de certo tempo volta a ser colocado à disposição para registro.

Solução: Para identificar se esse é o problema que faz seu site não aparecer no Google, você precisará novamente de uma conta no Google Webmasters Tools. Nela haverá notificações sobre onde você, ou o antigo proprietário do domínio, infringiu as regras. Desta forma, será possível corrigir os erros e solicitar uma reavaliação. Mas pode ser que você ainda tenha que esperar um bom tempo para essa penalidade ser revertida.

Estes são apenas alguns dos motivos possíveis para um site não aparecer no Google. Neste artigo, apresentei os problemas que costumam ocorrer com maior frequência.
Estar no Google é fundamental para qualquer estratégia de Marketing Digital e disso ninguém tem dúvidas. Mas não basta apenas estar, é preciso que seus clientes o encontrem facilmente. Sendo assim, recomendo que sua empresa conte sempre com um bom profissional de SEO para elaborar um projeto de otimização e ranqueamento de seu site. Caso não tenha esse profissional à disposição, posso te ajudar com isso, confira um pouco mais sobre minha Consultoria Contínua, afinal, SEO é uma das minhas especialidades!

Então, o que achou do artigo? Conseguiu resolver seu problema? Poste nos comentários e vamos compartilhar nossas experiências.

Deixe uma resposta