Por que meu site não aparece no Google?
27/12/2016

O que é SEO?

Desde que a internet se popularizou, uma das melhores formas de conseguir tráfego para um site é estando nas primeiras posições nos mecanismos de busca. Esse é o motivo o qual diversas empresas têm investido cada vez mais no SEO.

Já faz algum tempo que o termo SEO é bastante popular na internet, principalmente no Marketing Digital. Mas você sabe exatamente o que é SEO e como ele pode impactar seus negócios? Para acabar com essas dúvidas preparei esse artigo onde explico o que é SEO e porque ele se tornou tão necessário para empresas que querem vender mais através da internet.

O que é SEO?

SEO ou Search Engine Optimization é o nome dado a um conjunto de técnicas que visam otimizar o conteúdo de um site, de modo que os buscadores considerem relevante mostra-lo como um dos melhores resultados para buscas de uma determinada palavra-chave.

Sites de busca como Google, Bing ou Yahoo! utilizam complexos algoritmos para determinar quais sites tem mais relevância para o usuário que realiza uma pesquisa. Esses algoritmos analisam milhões de sites e os classificam quanto a sua autoridade, relevância e arquitetura antes de exibir nos resultados de uma busca por determinada palavra-chave.

De maneira mais clara, o SEO é o conjunto extenso das técnicas que melhoram a percepção que esses algoritmos têm de determinado site, ajudando a ganhar posições nos resultados de busca, gerando mais tráfego de qualidade para o site.

Algoritmo do Google

Para entender melhor como o SEO impacta um site de buscas, precisamos entender como funcionam seus algoritmos. Neste caso farei uma breve explicação do funcionamento do mais popular dos mecanismos de busca, o Google.

O algoritmo do Google tem duas funções principais: exibir resultados de determinada pesquisa e rastrear os sites existentes na internet, indexando-os ao seu buscador. Todo o processo é feito de forma automatizada. Por conta disso, é preciso entender como esses algoritmos funcionam, interpretando seu código e traçando estratégias para que um site tenha destaque para determinadas palavras-chaves importantes para o seu negócio.

Quando o algoritmo do Google encontra um novo site ele realiza uma profunda leitura de seu código, onde cada elemento do site recebe um tipo de pontuação que só o motor de busca conhece com precisão. Ele também analisa todos os links internos e links externos. Esse é o principal fator para o Google definir a relevância de um site.

Estima-se que o Google avalia mais de 200 pontos específicos ao analisar um site. Alguns, como os links que apontam para um site, são mais relevantes que outros, pontuando mais na hora de determinar a posição final de um site nos resultados de busca para determinado termo.

O que é Seo no Google?

Como o SEO pode ajudar seu site

Você já deve ter percebido que os sites que aparecem nas primeiras posições nos resultados de buscas são aqueles que recebem mais cliques. Isso significa que se um site está nas primeiras posições para uma determinada palavra-chave com boa concorrência, ele está aplicando muito bem as técnicas de SEO.

Com uma estratégia de SEO bem executada, seu site poderá receber centenas e até milhares de acessos todos os dias, culminando no aumento das vendas de seus produtos ou serviços. E o melhor de tudo, sem necessidade de investir uma fortuna em links patrocinados, uma vez que os resultados orgânicos são exibidos de maneira gratuita.

Se seu site nem mesmo aparece no Google, clique aqui e confira o artigo que fiz sobre esse problema.

SEO ou Links Patrocinados?

Por falar em links patrocinados, vou explicar a diferença entre os resultados orgânicos (os que conseguimos através do SEO) e os pagos (links patrocinados).

Quando alguém realiza uma busca, geralmente os primeiros resultados serão anúncios pagos e em seguida virão os resultados orgânicos. À primeira vista pode parecer que os links patrocinados são a melhor escolha, mas não é bem assim. Sabe-se que cerca de 2/3 dos cliques nos resultados de uma busca são em links orgânicos, isso mostra que as pessoas não se sentem tão confortáveis em clicar em anúncios pagos, mostrando a importância de realizar uma boa estratégia de SEO.

Outro fator importante é o risco do site se tornar refém de compra de tráfego, o que chega a inviabilizar alguns negócios, quando os custos por clique aumentem muito, devido à alta concorrência. Já uma página posicionada através do SEO poderá ficar meses ou anos nas primeiras posições, sem tanto esforço. Além disso, uma campanha de links patrocinados que não seja otimizada pode levar muitos usuários por engano ao site, gerando um custo alto e com mínimas chances de retorno, acarretando em prejuízo. Por isso conte sempre com um profissional especializando quando utilizar links patrocinados.

Mas nem tudo nos links orgânicos é positivo. O Google, por exemplo, não permite que um site suba muitas posições rapidamente para palavras-chave mais disputadas, podendo demorar meses para que as estratégias de SEO surtam efeito. Neste momento os links patrocinados podem ser uma boa solução.

Outra situação é quando todos os principais concorrentes já utilizam estratégias eficientes de SEO, o que demandará muito tempo e esforço para conseguir ultrapassa-los no ranking, sendo mais viável, para algumas estratégias, a utilização de links patrocinados.

O ideal é sempre ter uma boa estratégia de Marketing Digital, dividindo esforços entre links patrocinados e SEO.

O que é SEO

Como ter um site com SEO

Aprender as técnicas e estratégias de SEO e como tudo isso pode influenciar nos posicionamentos dos resultados nos buscadores pode ser uma tarefa demorada e complicada, mas não é impossível! Se esse for seu interesse, existem diversos cursos que podem ajudá-lo a dar os primeiros passos no mundo do SEO. Um bom curso presencial para quem está começando é o ministrado pela PUC-Rio.

Caso precise de ajuda profissional para fazer com que seu site esteja no topo das buscas, visite minha página de Consultoria Contínua. Nela, você entenderá como poderei ajudar sua empresa. Basta entrar em contato e agendar uma análise.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre SEO? Poste nos comentários!

 

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