16 Ferramentas para

9 Melhores ferramentas para criar Google Web Stories

Escrito por Otto Varga
categorias:
24 de agosto de 2023 • 9 minutos de leitura

O Google não é uma rede social como Instagram ou Tik Tok, mas sem dúvida um de seus novos recursos foi inspirado nessas mídias sociais, o Google Web Story.

Esse recurso é uma grande oportunidade para criadores de conteúdo e empresas engajarem ainda mais com seus usuários. E pensando nisso testei 9 ferramentas de criação de Google Web Stories que pode te ajudar muito no processo de criação.

O que são Google Web Stories?

Os Web Stories do Google são conteúdos curtos e interativos, que lembram bastante os clássicos stories das redes sociais, priorizando o vídeo e que os criadores empresas podem usar para compartilhar informações com recursos como áudio, vídeo, imagens e texto. Anteriormente essa funcionalidade era conhecida como AMP Stories.

O Google tem dado várias dicas de como os Web Stories funcionam melhor como narrativas em primeira pessoa, stories permanentes ou atualizadas, stories ao vivo, stories educacionais e experienciais e questionários e pesquisas.

Os Web Stories podem aparecer nos resultados padrão da pesquisa Google e como carrosséis no Google Discover. Também é possível adicioná-los a um boletim informativo e vinculá-los a contas de mídias sociais.

Já no seu site os Web Stories funcionam como páginas individuais em relação a indexação e exibição nos resultados.

Como escolher uma ferramenta para criar os Google Web Stories?

Escolher a ferramenta ideal para inserir os Web Stories pode ser fácil se você souber quais metas de negócios e marketing deseja alcançar. Se você é um Ecommerce ou uma empresa de serviços, buscará mais vendas, conversões e engajamento que o ajudarão a melhorar seu desempenho de marketing e produtos.

Se você administra uma editora ou é um blogueiro, influenciador ou produtor de conteúdo, você precisa de algo que mostre seu conteúdo de forma que apareça com ótimos efeitos visuais e que possua possibilidades de compartilhamento para potencializar ainda mais sua visibilidade.

Agora se você é um profissional de marketing digital ou gerencia uma agência de marketing, vai adorar ter todas as opções para aumentar o alcance, reconhecimento pessoal, reconhecimento de marca, cases de sucesso e anúncios impressionantes de alta conversão de seus clientes. Tudo isso combinado com uma análise perfeita e integrações com terceiros e pixels de análise fariam uma excelente combinação de todas as suas necessidades cobertas.

São diversas possibilidades e para cada uma delas existe uma ferramenta mais adequada. Testei 16 ferramentas sugeridas pelo site do AMP durante os últimos meses e criei um pequeno resumo para te ajudar a escolher a melhor. Vamos lá?

Aqui estão 16 ferramentas para criar Google Web Stories, com um breve resumo de cada uma e o link para acessá-las ou baixá-las:

MakeStories

O MakeStories é uma ferramenta online que permite criar Google Web Stories de forma fácil e rápida e sem precisar de conhecimentos técnicos. Com ele você pode escolher entre mais de 100 modelos prontos ou começar do zero, usando uma interface intuitiva de arrastar e soltar.

Você pode adicionar ícones, imagens, símbolos, textos, vídeos e muito mais aos stories, personalizando-os com cores, fontes, efeitos e animações. Também é possível integrar com ferramentas como Google Analytics, Google Adsense, Facebook Pixel e Mailchimp.

Por ultimo você pode publicar seu web story em seu próprio site ou em plataformas sociais como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Planos: Gratuito e pago

Link

Newsroom AI

A Newsroom AI é uma ferramenta usada por grandes empresas de mídia como Forbes, Bloomberg e The Telegraph que ajuda a criar Web Stories personalizadas e envolventes para sua audiência.

Com ele é possível utilizar o editor online para criar suas stories com base em seu conteúdo existente ou criar novos conteúdos usando recursos como imagens, vídeos, áudios, gráficos e mapas.

Você pode integrar seus stories com CMS, analytics, redes sociais e ferramentas de monetização. Outro recurso legal é que você pode usar a inteligência artificial da ferramenta para otimizar os web stories para SEO (otimização para mecanismos de busca), acessibilidade e engajamento.

Planos: Gratuito e pago

Link

Webstoryz

O WebStoryz é mais uma ótima ferramenta online que permite criar Web Stories interativos e imersivos. Possui diversos recursos avançados como animações, efeitos, áudio, vídeo e até realidade aumentada.

Você pode escolher entre vários modelos prontos ou criar o seu próprio do zero, usando o editor visual ou o editor de código.

É possível adicionar elementos como botões, formulários, enquetes, quizzes, contadores regressivos e muito mais, tornando seus stories mais dinâmicos.

Você pode publicar seu web story em seu próprio site ou em plataformas sociais como Facebook, Instagram, Snapchat e TikTok.

Planos: Gratuito e pago

Link

Zmooz

O Zmooz oferece uma solução completa para criar, gerenciar e distribuir Web Stories. Você pode usar o editor online para criar seus stories com facilidade e rapidez, usando recursos como imagens, vídeos, textos, cores, fontes e animações. Você também pode usar o SDK (kit de desenvolvimento de software) para integrar os stories em seu aplicativo móvel ou site, usando linguagens como HTML, CSS e JavaScript.

Suas publicações podem ser em próprio site ou em um subdomínio fornecido pela ferramenta. Você também pode monitorar o desempenho e o engajamento com o analytics próprio da ferramenta.

Planos: Gratuito e pago

Link

Pendular.io

Essa é uma das últimas que testei. O Pendular.io é permite criar Web Stories dinâmicas e responsivas com base em dados. Você pode usar planilhas, APIs, bancos de dados ou outras fontes de dados para alimentar seus stories e atualizá-los automaticamente.

Você pode usar o editor online para criar web stories com recursos como imagens, vídeos, textos, gráficos, mapas e muito mais. Também é possível usar o código para personalizar seus stories com lógica e interatividade.

Nele é possível publicar seus Web Stories em seu próprio site ou em plataformas sociais como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Planos: Gratuito e pago

Link

Zazu

Zazu é mais um boa ferramenta para criar Google Web Stories divertidas e criativas com recursos como stickers, filtros, textos, músicas e muito mais.

Possui muitas opções onde você pode escolher entre vários modelos prontos ou começar do zero, usando o editor online.

Você pode adicionar elementos como emojis, gifs, memes, citações e muito mais à seu Web Storie, tornando-o mais expressivo e divertido.

Você pode compartilhar o conteúdo criado em seu site, blog, redes sociais ou aplicativos de mensagens como WhatsApp, Telegram e Messenger.

Planos: Gratuito e pago

Link

Visual Stories

Se o que você precisa é criar Web Stories elegantes e profissionais o Visual Stories vale a pena ser testado. Com recursos como temas, fontes, cores, imagens, vídeos e muito mais.

Você pode escolher entre mais de 200 modelos prontos ou começar do zero, usando o editor online. É possível adicionar elementos como botões, formulários, enquetes, quizzes, contadores regressivos e muito mais à seu web storie, tornando-o mais atraente e conversor. publicar seu Web Story em seu próprio domínio ou em um subdomínio fornecido pela ferramenta.

Você também pode integrar seu web story com ferramentas como Google Analytics, Google Adsense, Facebook Pixel e Mailchimp.

Planos: Gratuito e pago

Link

StorifyMe

Outra ferramenta que conheci a pouco tempo, o StorifyMe é uma ferramenta online que permite criar Web Stories atraentes com recursos como botões de chamada à ação, formulários, enquetes, contadores regressivos e muito mais, sendo muito usado com foco em conversão.

Você pode usar o editor online para criar Google Web Stories com facilidade e rapidez, usando recursos como imagens, vídeos, textos, cores, fontes e animações. Também é possível integrar seus Web Stories com seu site, loja online, email marketing ou redes sociais.

Por fim, você pode publicar seus Web Stories em seu próprio domínio ou em um subdomínio fornecido pela ferramenta. Você também pode monitorar o desempenho e o engajamento de seus stories com o analytics da ferramenta.

Planos: Gratuito e pago

Link

Plugin de Web Stories para WordPress

Deixei por último a opção que sem dúvida é o que mais uso em meus projetos desde que os Google Web Stories chegaram. O Plugin de Web Story para WordPress é uma ferramenta criada pelo próprio Google que permite criar Web Story diretamente no WordPress.

Você pode usar o editor visual para criar seus stories com facilidade e otimizá-las para SEO (otimização para mecanismos de busca) e acessibilidade. Nele é possível adicionar elementos como imagens, vídeos, textos, cores, fontes e animações à seu web story, personalizando-os com temas e estilos. Você também pode integrar seu web story com seu site, blog, redes sociais e ferramentas de monetização.

Planos: Gratuito

Link

Qual é a melhor ferramenta para Web Stories para mim?

Essa pergunta não tem resposta exata, cada projeto pode se beneficiar mais de certa ferramenta. Em alguns casos você pode até mesmo querer utilizar mais de uma ferramenta.

O importante é entender as características, vantagens e desvantagens de cada uma delas, e como elas podem ajudá-lo a criar histórias envolventes e imersivas para sua audiência.

Minha sugestão é que você teste as que mais acredita que se adequam as suas necessidades. Lembre-se de que as Web Stories são uma forma de comunicação poderosa e eficaz, que pode aumentar o seu tráfego, engajamento e conversão e que ainda não são exploradas devidamente. Então, aproveite.

Espero que isso tenha sido útil para você e se gostou comenta qual foi ferramenta favorita.